Bom texto esse do Cezar Maia sobre as eleições. Ele faz uma analogia excelente com dois jogos de tabuleiro e as eleições. Xadrez e o GO. Vale a leitura.
 1. O jogo de Xadrez, da forma que o conhecemos, nasceu na segunda metade  do século XV e coincide com o Renascimento e Maquiavel. É um jogo  ocidental que parte da ideia da guerra como um confronto entre dois  exércitos, cara a cara. Ali estão a infantaria, a cavalaria, a  artilharia, a Igreja, e o Rei e a Rainha. O jogo começa com o tabuleiro  completo, com todas as peças. E termina com o tabuleiro vazio, com  poucas peças e um rei cercado, sem movimento.
                   
2. O jogo de GO originou-se na China no século VI antes de Cristo. É o  inverso do Xadrez. O tabuleiro é semelhante ao do Xadrez, mas com mais  casas. O jogo começa com o tabuleiro vazio e os exércitos estão fora do  mesmo. As pequenas peças são redondas e iguais, e vão sendo colocadas  uma a uma no vértice dos quadrados (casas). Quando peças coladas cercam  peças do adversário, é como se um batalhão ou milícia ou guerrilha,  tivesse eliminado o outro.
                   
3. Num processo eleitoral, quem governa, quer jogar Xadrez. Quer  confrontar o "exército" adversário com o seu. Com regras definidas. E  joga com as brancas, ou seja, tem a iniciativa. Provoca com seus peões,  abre espaços para ataques com as outras peças. Quer que o adversário  venha a campo aberto e confronte. Isso independe se o governo é mais ou  menos forte. Tendo a máquina, quer o confronto. Algumas vezes, quando se  sente muito poderoso, se posiciona e provoca o adversário para que este  venha a seu campo e o confronte.
                   
4. A oposição deve sempre escolher  jogar o GO. Era o jogo preferido do  general Sun Tzu (Arte da Guerra, 500 anos a.C.). O governo quer guerra  de posição. A oposição deve preferir a guerra de movimento. Pode ensinar  muito as oposições nos Estados e no Brasil, em 2010. Um princípio de  Sun Tzu: "vencer primeiro e lutar depois". Ou seja, a eleição se ganha  na estratégia e no conhecimento profundo de si e de seu adversário.  Conhecimento permanente e dinâmico, e com infiltrações e  contra-informação.
                   
5. Não movimente seu exército. Movimente grupos menores. De preferência  milícias ou guerrilhas políticas. Nunca faça ataques diretos. Prefira os  indiretos. Faça ruído para o governo pensar que você vai atacar onde  não vai. No nível nacional e estadual (em oposição), a oposição deve  jogar GO em suas campanhas. Nunca Xadrez. Na eleição de Presidente, isso  é decisivo.
 
 
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